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Márcio Gomes

Márcio Gomes

Ações estratégicas que podem gerar mais lucro

Remunere a equipe de vendas por meio de comissões escalonadas, com percentuais diferentes conforme o prazo de vendas, e não conforme o volume de vendas. 

Exemplo: Vendas à vista = 3% de comissão. Vendas para 28 dias = 2%. Vendas para 30/60/90 dias = 1%.

Prepare/treine a equipe de vendas para vender mais e melhor (sem descontos e sem prazos longos)

Incentive os clientes a pagar no menor prazo possível ou em condições que sejam favoráveis à empresa. Evite campanhas de descontos.

Observação: Se está liquidando, possivelmente comprou errado ou está sem capital de giro.

Defina metas de vendas mensais e semanais e acompanhe periodicamente os resultados.

Defina sua meta de lucro. Quanto dinheiro você planeja ganhar este ano? Qual estratégia usará para atingir esse objetivo?

Não recorra a descontos, prazos longos e crediário como estratégias de vendas. Normalmente, essa atitude leva a baixos resultados ou a prejuízos.

Defina suas metas de vendas e lucro para todo o ano.

Defina suas estratégias e ações de marketing que o ajudarão a atingir suas metas de vendas e metas de lucro.

Elabore um plano de marketing com ações para o ano todo, principalmente focando ações específicas para períodos especiais (dias das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, Natal, volta às aulas etc.).

Desenvolva os diferenciais competitivos da sua empresa (sua empresa é boa em quê?).

Se você tiver sócio, descreva seus papéis na empresa. Assim, poderá evitar conflitos com relação a cargos, funções e responsabilidades de cada um.