Começo este post dizendo que de cada 10 empresas abertas no Brasil, estima-se que somente 4 irão passar dos 4 anos.
Então empreender no Brasil é um risco? Empreender há risco em qualquer país, mas ainda acredito que estamos num país de grandes oportunidades, desde que façamos as coisas da forma certa, e uma das decisões mais assertivas é primeiramente analisar a viabilidade de uma ideia antes de colocá-la em prática. Fonte: Sebrae.
Vamos lá! Neste post vou listar 5 pontos que podem elevar incrivelmente o sucesso de um negócio.
1° – Comece pequeno, mas com possibilidades de ser grande
Quando estiver buscando uma ideia de negócio, de uma atenção especial a negócios que possam ser escaláveis ou virar franquia.
Evite negocinhos, como por exemplo lojinhas ou mercadinhos, que trarão no máximo a sua sobrevivência. Você pode começar pequeno sim, mas pense grande, visualize as possibilidades desta empresa se tornar um negócio milionário.
2° – Escolha produtos ou serviços com margem de contribuição acima de 40%
Pasmem, pois menos de 10% dos empresários conhecem a diferença entre mark-up e margem de contribuição.
Em especial produtos com margem de contribuição menor que 40% dificilmente trarão lucros para a empresa.
Cada segmento possui uma margem padrão, que normalmente é suficiente para pagar as despesas fixas, variáveis e gera um certo lucro.
O problema está quando uma nova empresa que inicia sem plano de negócio decide que sua maior estratégia será preço baixo.
Se esta for uma empresa de pequeno porte, não causará muita interferência no mercado, mas se for um empreendimento de médio ou grande porte, ela ditará as novas regras de precificação e isso impactará em todos os seus concorrentes diretos e indiretos de toda a região.
3° – Seja um especialista em sua área de atuação
Pode até parecer óbvio que entender do negócio é uma obrigação básica de todo o empreendedor, mas na prática, poucas empresas prestam um serviço primoroso ou oferecem um produto de altíssimo nível.
Empresas que conseguem atuar acima da média, certamente terão mais chances de sucesso.
4° – Conheça sobre todas as áreas da gestão
Além de conhecer a fundo a parte técnica do negócio, o empreendedor precisa conhecer das principais áreas da gestão, em especial as áreas de gestão de pessoas, área de marketing e vendas e a gestão financeira.
Em pessoas, saber contratar, treinar, renumerar e dispensar colaboradores se necessário, são funções básicas de um empresário.
Em marketing e vendas, saber promover a marca e os produtos da empresa, assim como conhecer sobre as técnicas de negociação e vendas são necessários para o sucesso do negócio.
Em finanças, saber formar os custos de produtos e serviços, formar corretamente os valores de vendas e implantar os controles financeiros essenciais como demonstrativos de resultados e fluxo de caixa elevam as possibilidades de sucesso do negócio.
5° – Tenha clareza de objetivos
Porque você está abrindo esta empresa? Quando faço esta pergunta aos empresários, mais de 90% respondem que estão empreendendo para sobreviver, pagar as contas e ter uma ocupação.
Para tudo! Uma pessoa abre uma empresa apenas para ganhar o suficiente para a sua sobrevivência? Está certo este modelo de pensamento? Eu acredito que esteja errado, mas nossa cultura nos leva a este comportamento.
Minha recomendação que ao empreender tenha a clareza que a partir do momento que sua empresa entende e satisfaz as necessidades de um determinado mercado, ela pode e deve sim prosperar e gerar o enriquecimento do empreendedor. Por isso, logo no início da sua atividade empresarial, tenha clareza do por que você está abrindo negócio.
Para conhecer um método comprovado de geração de riqueza e prosperidade com foco em negócios, recomendo conhecer o Programa Mentes Milionárias.