Para definir o valor de venda de um produto ou serviço, é preciso primeiramente saber seu custo de compra ou produção.
O método direto é o mais simples e assertivo: considera-se como parte do custo somente o que é gasto diretamente na produção/compra.
Exemplo: O comércio considera como custo o valor de aquisição da matéria prima + fretes + impostos (ICMS, IPI, S.T.)
Para o setor de serviços, considera-se o salário base + comissões + encargos + benefícios + deslocamento.
Nesse caso, a soma total deverá ser dividida pela soma das horas úteis trabalhadas no mês.
Sabendo o custo do produto ou serviço, o próximo passo é saber qual a margem de contribuição necessária para pagar custos variáveis, pagar os custos fixos e gerar lucro.
Se desejar uma margem de contribuição de 40%, divide-se o custo do produto/serviço por 0,60 para obter os 40%.
Se tiver alguma dúvida para formar o custo de um produto ou serviço, recomendo que guie-se por estas quatro perguntas:
4 PERGUNTAS ESTRATÉGICAS PARA FORMAR O VALOR DE VENDA DE PRODUTOS E SERVIÇOS
1° – Qual é o custo de compra/produção?
2° – Qual é o valor considerado pelos concorrentes para vender um produto/serviço igual ou similar?
3° – Qual é a margem de contribuição necessária para pagar custos fixos e gerar lucro:
R: Em geral, 40% ou mais. Mas faz-se necessária uma análise financeira mais ampla para definir a margem adequada para cada empresa.
4° – Quanto os clientes estão dispostos a pagar por seus produtos ou serviços?
R: Depende da percepção de valor dos clientes com relação a um produto ou serviço, depende de questões como apresentação do produto, qualidade do atendimento, localização do ponto comercial, aspectos visuais da empresa, a força da marca no mercado etc.