Qual a diferença entre mark-up e margem de contribuição?
Mark-up é um percentual que se coloca sobre o custo de um produto/serviço para chegar ao valor de venda. Somente isso!
Exemplo: Uma camisa custa R$ 10,00; acrescenta-se a esse custo um mark-up de 50% e vende-se por R$ 15,00.
Importante: Recomendo que não utilize esse conceito, pois ele é irreal e pode levar a grandes prejuízos.
Margem de contribuição é a diferença entre o preço de custo e o valor de venda de um produto/serviço. Ela deverá pagar os custos fixos e gerar lucro.
Fórmula do cálculo da margem de contribuição:
Exemplo I – Margem de contribuição por produto
Uma camisa que custa R$ 10,00 é vendida por R$ 15,00.
15,00 – 10,00 = 5,00
5,00/15,00 = 33,33% (nesse caso, tem-se a margem de contribuição de 33,3%, e não 50%, como demonstra o conceito do mark-up, conforme exemplificado acima).
IMPORTANTE:
Exemplos de formação do valor de venda utilizando o conceito de margem de contribuição.
Considerando um custo de R$ 10,00:
* 10,00 ÷ 0,70 = 14,28 (para margem de contribuição de 30%)
* 10,00 ÷ 0,60 = 16,66 (para margem de contribuição de 40%)
* 10,00 ÷ 0,50 = 20,00 (para margem de contribuição de 50%)
* 10,00 ÷ 0,40 = 25,00 (para margem de contribuição de 60%)
Certamente você usará uma dessas 4 fórmulas. É muito difícil a empresa sobreviver com margem real menor de 30%, e é difícil vender com margem real superior a 60%.