A maioria das pessoas ainda iniciam um negócio sem o devido planejamento, e muitos desses empreendedores irão perder grande parte do seu investimento logo nos primeiros meses de empresa aberta.
Por que isso acontece?
Principalmente porque cometem os 5 erros que descrevo abaixo:
1 – Iniciar a empresa sem o capital financeiro necessário.
Como consequência, precisarão recorrer a empréstimos logo nos primeiros meses de empresa aberta.
Nessa fase, a empresa ainda não tem crédito em bancos, e o empreendedor se obriga a aceitar juros altos e parcelas que não terá condições de liquidar.
2 – Não fazer ações planejadas de marketing.
Por terem iniciado o negócio com poucos recursos, não sobra dinheiro para investir em marketing; consequentemente, não vendem o montante necessário para cobrir as despesas, e a empresa passa a gerar prejuízos mês a mês.
3 – Não ter reserva financeira para manter a vida pessoal/familiar por pelo menos 6 meses.
Muitos empreendedores acreditam que poderão retirar pró-labore logo nos meses iniciais da empresa aberta.
No entanto, a empresa não terá como remunerá-los antes de 6 meses.
Mas, como não há outra fonte de renda para o sustento pessoal/familiar, acabam se obrigando a retirar dinheiro da empresa, mesmo que esta não esteja em condição financeira capaz de suportar essa retirada mensal.
4 – Formar o custo e o valor de venda dos produtos de forma errada.
Esse é o erro mais recorrente, cometido não somente por empreendedores inexperientes, mas também por empresários que já estão há tempo no mercado.
De cada 10 micro e pequenas empresas, pelo menos 8 usam erroneamente o conceito de mark-up para formar o valor de venda de seus produtos, quando o conceito adequado a ser usado é o de margem de contribuição.
5 – Não se preparar para ser empresário.
Geralmente, quando alguém pensa em abrir uma empresa, a intenção está ligada a um conhecimento técnico, ou seja, a algo que a pessoa sabe fazer; no entanto, grande parte dos empreendedores não se preocupa em aprender sobre gestão.